O significam as siglas TCRA, TAC e TCA?

TCRA - Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental - documento firmado entre o proprietário junto ao órgão ambiental como condicionante para obtenção de autorização ou licenças ambientais, visando a recuperação ambiental e com prazos definidos.
TAC - Termo de Ajustamento de Conduta - possui como objetivo adequar a conduta às exigências legais.
TCA - Termo de Compromisso Ambiental - segundo o Decreto Municipal de São Paulo nº 53.889/2013, Art. 2º "é o instrumento de gestão ambiental a ser elaborado no âmbito do Município de São Paulo, celebrado entre o Poder Público Municipal e pessoas físicas ou jurídicas, resultante da negociação de contrapartidas nos casos de autorização prévia para manejo de espécies arbóreas, palmeiras e coqueiros (...)".

Quais espécies arbóreas devo plantar em calçadas?

A escolha da espécie depende do local em que a muda será plantada e predição dos futuros conflitos da copa com instalações, procurando evitá-los. No município de São Paulo, a Portaria 61/SVMA/2011 apresenta uma lista de espécies e suas características para a arborização urbana.

Qual espécie não devo plantar nas proximidades de passeios públicos e locais de grande circulação de pessoas ou carros?

Não devem ser plantadas espécies que possuam espinhos ou produzam frutos grandes.

Qual o tamanho da cova que deve ser feito para o plantio?

Para mudas com porte a partir de 1 metro de altura, a cova ou berço deve ser aberta com 60 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade.

O que posso fazer para auxiliar na sobrevivência de uma muda recém plantada? É necessária a utilização de tutor?

O posicionamento do tutor ao lado da muda, enterrado com profundidade mínima de 60 cm e ancorado à planta através de cordão de sisal em formato de "8" deitado é fundamental para a pega da muda nos primeiros meses pós plantio. Com a sustentação dada pelo tutor, a muda se mantém na posição adequada, facilitando o enraizamento.

A muda deve ser rega após o plantio?

Sim. A rega é fundamental para facilitar o enraizamento.

Quais ramos devo retirar para realizar a poda de formação?

É necessária a retirada de todos os ramos ladrões posicionados a menos de 1,80 m.

Posso podar uma árvore?

Depende do município em que a árvore está, pois cada um apresenta legislação específica sobre o assunto. Para o município de São Paulo, por exemplo, as podas de formação ou condução podem ser realizadas em até 1/3 da copa sem necessidade de obtenção de licença ambiental.

Qual adubo devo utilizar?

Cada espécie apresenta exigências diferentes, mas, em geral, é necessário como base a disponibilização de Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Estes nutrientes auxiliam, respectivamente, nas folhas; para floração, frutificação e enraizamento; e crescimento sadio. Diversas são as substâncias as quais podem ser utilizadas para adubação como o esterco, a farinha de ossos, torta de mamona, torta de girassol, composto orgânico ou adubo mineral (NPK).

Quais são as principais pragas em jardins?

São os ácaros, besouros, cigarrinhas, cochonilhas, cupins, formigas, gafanhotos, lagartas, mosca branca, lesmas, percevejos, pulgões e trípes.*

Como realizar o controle de pragas em jardins?

O controle pode ser realizado quimicamente ou alternativamente com soluções de extrato de fumo, extrato de angico, soluções com alho, soluções com urtiga ou macerado de pimenta.*

A compensação ambiental gerada por um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) deve ser implantada no mesmo município?

A compensação deve ser realizada na mesma bacia hidrográfica, preferencialmente, na mesma sub-bacia hidrográfica, não havendo necessidade de compensação no mesmo município.

 

 

* Fonte: SILVEIRA, R.B.A. e BARROS, F. (org.) Jardinagem: aspectos básicos e aplicados. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto de Botânica. 2001. 108 p.